A cana-de-açúcar no Brasil – Maquete sobre o Engenho de Açúcar

 A produção de açúcar no Brasil Colônia ocorreu devido a alguns fatores, como a necessidade que Portugal tinha em resolver alguns problemas que estavam surgindo, como suas dificuldades econômicas – queda dos lucros com especiarias – e as ameaças constantes de invasão nas terras americanas.

Para proteger o litoral da nova colônia e começar a obter mais rendimentos, houve a introdução da cana-de-açúcar. O açúcar era um produto muito estimado no comércio internacional e, além disso, os portugueses tinham domínio das técnicas de produção, pois ele já era explorado em outras colônias portuguesas.

No Brasil, as mudas da planta foram trazidas por Martim Afonso de Souza, por volta de 1533, e seu cultivo iniciou na capitania de São Vicente (atual São Paulo), mas foi no litoral do nordeste que teve grande desenvolvimento, nas capitanias da Bahia e Pernambuco, devido às condições climáticas ideais.

A partir de então, a produção açucareira se tornou a principal atividade econômica da colônia, rendendo muitos lucros à metrópole, e o engenho passou de simples moedor de cana a sinônimo da propriedade produtora de açúcar.

Com o objetivo de entender a organização espacial dos engenhos e consequentemente a organização social dessa propriedade, a seguinte tarefa foi proposta aos alunos:

a. Realizar a observação e analises de imagem que representam os engenhos;

b. Assistir a um documentário que relatava a organização e o trabalho nos engenhos de cana, durante o Brasil Colônia;

c. Munidos de informações, produziram um texto sintetizando seus entendimentos sobre o assunto;

d. A partir desse texto-síntese, deveriam produzir uma maquete utilizando uma caixa de sapato.


Imagens para observação e análise dos alunos:

Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/engenho-de-acucar-no-brasil-colonial/






Disponível em: https://www.grupoescolar.com/pesquisa/sociedade-colonial-acucareira.html

Sugestão de documentário:

Imagens das maquetes produzidas pelos alunos:







Fontes:

BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar História, das origens do homem à era digital, 7° ano. São Paulo: Moderna.

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Engenho de Açúcar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/engenho-acucar.htm. Acesso em 28 de fevereiro de 2021.








Comentários

Postagens mais visitadas