Museu da Pré-História – Proposta Interdisciplinar entre História e Artes

    Aproximar os alunos, principalmente os do sexto ano, daquilo que é concreto é sempre uma boa alternativa na compreensão de conceitos, principalmente porque trabalhamos com períodos históricos muito longes e distantes demais para abstração das crianças. E é melhor ainda é quando a proposta se torna interdisciplinar.

    A criação de um Museu da Pré-História veio de encontro ao nosso anseio de promover uma exposição de trabalhos, no estilo mostra de museu, e aproveitar conteúdos que eram afins nos Componentes Curriculares de História e Artes.

    Além disso, promover a autonomia de nossos educandos na busca por informações, uma vez que eles foram responsáveis por montar toda a exposição e também dominar o assunto de seu grupo, para explicar aos visitantes e responder seus questionamentos.

    A atividade cativou e envolveu todos os alunos da turma. O passo a passo foi bem simples:

a.       Inicialmente os alunos foram divididos em grupos, e receberam temas específicos da Pré-História, como domínio do fogo; vestimentas, moradias, ferramentas e armas, alimentação....

b.      A partir de então, nas aulas de História eles fizeram pesquisas sobre seus respectivos assuntos, identificando o período da Pré-História e materiais que eram usados pelo homem pré-histórico, como eram confeccionadas as ferramentas, como era feita a caça e coleta de alimentos, e o que comiam nesse período...

c.           Nas aulas de Artes foram confeccionados os objetos que fariam parte do “acervo” do nosso museu e que seriam expostos.

d.          Organizamos a exposição, etiquetando e identificando os objetos; produzimos convites para as turmas que fariam a visitação; montamos uma caverna, que posteriormente foi adornada com “pinturas rupestres” dos visitantes.








Comentários

Postagens mais visitadas