Museu da Pré-História – Proposta Interdisciplinar entre História e Artes
Aproximar os alunos,
principalmente os do sexto ano, daquilo que é concreto é sempre uma boa
alternativa na compreensão de conceitos, principalmente porque trabalhamos com
períodos históricos muito longes e distantes demais para abstração das
crianças. E é melhor ainda é quando a proposta se torna interdisciplinar.
A criação de um Museu da
Pré-História veio de encontro ao nosso anseio de promover uma exposição de
trabalhos, no estilo mostra de museu, e aproveitar conteúdos que eram afins nos
Componentes Curriculares de História e Artes.
Além disso, promover a autonomia
de nossos educandos na busca por informações, uma vez que eles foram responsáveis
por montar toda a exposição e também dominar o assunto de seu grupo, para
explicar aos visitantes e responder seus questionamentos.
A atividade cativou e envolveu
todos os alunos da turma. O passo a passo foi bem simples:
a. Inicialmente
os alunos foram divididos em grupos, e receberam temas específicos da
Pré-História, como domínio do fogo; vestimentas, moradias, ferramentas e armas,
alimentação....
b. A
partir de então, nas aulas de História eles fizeram pesquisas sobre seus
respectivos assuntos, identificando o período da Pré-História e materiais que
eram usados pelo homem pré-histórico, como eram confeccionadas as ferramentas,
como era feita a caça e coleta de alimentos, e o que comiam nesse período...
c. Nas
aulas de Artes foram confeccionados os objetos que fariam parte do “acervo” do
nosso museu e que seriam expostos.
d. Organizamos
a exposição, etiquetando e identificando os objetos; produzimos convites para
as turmas que fariam a visitação; montamos uma caverna, que posteriormente foi
adornada com “pinturas rupestres” dos visitantes.








Comentários
Postar um comentário