A Chegada da Família Real no Brasil em 1808

 

Napoleão Bonaparte

Muitas transformações ocorreram na Europa no início do século XIX, e consequentemente, muitos conflitos também aconteceram.

A França, por exemplo, depois da Revolução Francesa, teve sua monarquia restabelecida, em 1804 por Napoleão Bonaparte, e nessa mesma época ele tomou algumas medidas duras contra a Inglaterra, como o Bloqueio Continental, em 1806. Esse bloqueio impedia que outros países da Europa comercializassem com os ingleses.

Portugal, que em 1807 era governado pelo príncipe regente Dom João, tentou se manter neutro, mas com a iminência de ser invadido pelos franceses, acabou acertando com os ingleses a transferência da Corte portuguesa para o Brasil.

As tropas de Napoleão se preparavam para entrar em território português, quando o príncipe regente, D. João e, em torno de 10 a 15 mil pessoas, incluindo alguns nobres, membros do alto clero, oficiais do exército e da marinha, conselheiros, juízes e ministros e suas respectivas famílias, embarcaram para o Brasil, em novembro de 1807. Foram escoltados durante a viagem pela marinha britânica.

A corte portuguesa no Brasil

Em 22 de janeiro de 1808, D. João, príncipe regente aporta em Salvador, na Bahia, e em março do mesmo ano ele chega ao Rio de Janeiro.

Uma das primeiras medidas tomada por ele ao chegar ao Brasil, foi assinar o acordo que declarava a abertura dos portos às nações amigas, isso significava que a partir de então, os brasileiros podiam negociar no mercado externo, isso representava o fim do pacto colonial (quando a colônia só podia comercializar com a metrópole).

E a nação que mais seria beneficiada era a própria Inglaterra.

Mudanças provocadas pela vinda da Família Real

Além da abertura dos portos, outras medidas foram tomadas por D. João, como a criação da Imprensa Régia, que permitia a impressão de livros e jornais no Brasil, surge então a Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal produzido em território brasileiro.

Ocorre a criação da Real Biblioteca (atual Biblioteca Nacional), do Banco do Brasil, do Jardim Botânico, Real Teatro São João, entre outros.

Muitos artistas estrangeiros, incluindo Jean-Baptiste Debret e Nicolas-Antoine Taunay chegam ao Brasil, na chamada Missão Artística Francesa, e passam a retratar cenas do cotidiano da Colônia em suas obras.

Algumas casas comerciais foram inauguradas, com o intuito de vender móveis, roupas e acessórios de luxo, vindos da Europa.

No ano de 1815, o Brasil foi elevado a Reino Unido a Portugal e Algarves, e em 1818, o príncipe regente, foi coroado rei de Portugal e do Brasil, passando a ser chamado de D. João VI.


Para saber mais sobre o assunto, assista:





Comentários

Postagens mais visitadas