Roma Antiga – República

 A República é a fase da história romana marcada por muitas guerras contra povos rivais, e expansão de seu território, ou seja, é a fase de domínio de Roma e fundação de colônias em várias partes da Europa. Ela tem início em 509 a.C., com a queda do rei Tarquínio, o Soberbo, e vai até 27 a.C..

É nesse período, que um dos personagens mais famosos de Roma viveu: Júlio César. É durante a República que temos a luta da plebe por direitos políticos, revoltas de escravos, as Guerras Púnicas...entre tantos outros acontecimentos que marcaram a essa grandiosa civilização.

O poder político e as instituições na República Romana

Diferente da Monarquia que era governada por reis, a República era administrada pelo Senado. O Senado, que chegou a ter 300 membros, era a principal instituição, e os senadores eram patrícios que de alguma forma tinham desempenhado um papel importante na política de Roma, seu cargo era vitalício. Os senadores podiam ser convocados pelos cônsules, pelo tribuno da plebe ou pelos pretores.

Além do Senado há também a figura importante dos magistrados, eles eram oficiais eleitos da República, mas para ser um magistrado devia ser um cidadão romano e possuir uma renda, conforme o cargo almejado.

Os principais magistrados eram os cônsules (sempre dois), que exerciam o poder militar, seu mandato durava um ano e tinham poder absoluto sobre os cidadãos. Em certas situações, como um ataque a Roma, um ditador podia ser eleito, com plenos poderes para fazer o que for preciso para salvar a República romana.

Além dos cônsules, existiam outros magistrados, como os:

  • Pretores: que cuidavam da justiça;
  • Questores: que administravam os gastos do governo e também cobravam impostos;
  • Censores: eram responsáveis por contar a população e vigiavam a conduta moral dos cidadãos;
  • Edis: fiscalizavam o comércio, garantiam o abastecimento público, policiavam a cidade;

    https://ensinarhistoriajoelza.com.br/o-senado-de-roma-antiga-aos-dias-de-hoje/

Fontes:
República Romana disponível em <https://www.todamateria.com.br/republica-romana/>

VAINFAS, Ronaldo et al. História: volume único. São Paulo:Saraiva, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas